Digitaliza Negócios
20 Perguntas do Google para responder antes de criar conteúdo para web

20 Perguntas do Google para você analisar a qualidade do seu site

Praticamente todos os dias, o Google atualiza os seus algoritmos com o intuito de melhorar os resultados de pesquisa.

Muitas delas não são perceptíveis, mas nos ajudam na hora de criar os melhores conteúdos para web.

O grande objetivo dessas alterações é firmar sua capacidade de mostrar produções relevantes e confiáveis aos usuários da plataforma.

Nesta semana, por exemplo, algumas atualizações vieram seguidas de dicas valiosas para quem cria conteúdo na internet.

Através do seu blog, sob o formato de perguntas, o Google deu uma lista de orientações que devemos fazer sempre que quisermos validar as nossas criações de acordo com um SEO responsivo.

São 20 questionamentos que nos ajudarão a avaliar a qualidade e a relevância do nosso conteúdo ao mecanismo de busca mais usado no mundo.

Eles foram divididos em quatro categorias. Confira, a seguir, a lista completa:

 

Perguntas sobre o conteúdo e a qualidade

  • O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
  • O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
  • Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
  • O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
  • Esse é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?
  • Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?

Perguntas sobre o nível de especialização

  • O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
  • Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
  • O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema?
  • O conteúdo tem erros factuais que podem ser facilmente verificados?
  • Você confiaria neste conteúdo quanto a questões relacionadas às suas finanças ou sua vida?

Perguntas sobre apresentação e produção

  • Há problemas de ortografia ou estilo?
  • O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?
  • O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.
  • A página tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no conteúdo principal?
  • O material é exibido corretamente em dispositivos móveis?

Perguntas comparativas

  • O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?
  • O conteúdo atende aos interesses dos visitantes do site, ou parece que o material só foi feito com o objetivo de melhorar a classificação da página nos mecanismos de pesquisa?

 

E aí, o que achou das perguntas do Google sobre SEO?

Para que você tenha uma maior noção sobre a validação de um bom site para SEO, confira o post original das perguntas do Google, onde você encontrará maiores informações.

Bom, agora só nos resta fazer uma profunda avaliação de tudo o que produzimos para a internet, não é mesmo?

Aproveita que está por aqui e me conta quais são as ações de SEO que você faz para melhorar o seu site.

Avalie este artigo
[Total: 1 Média: 5]

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo, redator e apaixonado pela cultura Pop.

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: