Você já pensou em dobrar sua audiência e aumentar a relevância de suas ofertas tanto na web quanto nas mídias tradicionais? Saber o que é outbound marketing talvez seja o caminho mais eficaz para tal realização.
Conquistar clientes não é uma tarefa fácil, mas se você conhecer bem o seu público descobrirá onde eles estão e aí tudo fica menos complicado.
Agora você deve estar se perguntando: “E como eu faço isso, Geo?”.
Simples, com outbound você se apresentará para o seu cliente de forma mais ativa, agindo diretamente nas dores dele e oferecendo soluções reais.
Claro que não dá para sair fazendo anúncio em todo canto, por isso que é importante realizar pesquisas frequentes e analisar dados.
Toda empresa precisa de forma e conteúdo, pensando nisso, é de força vital que você una o outbound marketing com o que for inbound, mas lembre-se, apesar de andarem juntos, não são a mesma coisa.
Leia até o final e entenda como essa dupla pode mudar a realidade do seu negócio!
O que é Outbound Marketing?
Para que você entenda com clareza o que é outbound marketing, você precisa saber mais sobre o inbound marketing.
Clique aqui e aprenda tudo sobre inbound marketing!
Não vamos nos aprofundar, mas de forma bem resumida, podemos dizer que o inbound é uma estratégia com foco no conteúdo como forma de atração.
Ou seja, lead, cliente em potencial, é atraído até a empresa que usa desse mecanismo.
Essa é a primeira, e mais visível, diferença entre essas duas vertentes do marketing.
Quando falamos sobre o que é outbound marketing, é impossível não citar o processo de captação de clientes como um trajeto de dentro para fora.
Sendo assim, opostos, visto que o outbound vai atrás dos consumidores, enquanto o inbound os atrai.
O Outbound investe em formatos de publicidade que impactam no dia a dia do cliente em prospecção, como aqueles anúncios curtos que antecedem o conteúdo de um vídeo no YouTube, banners ou pop-ups.
Então o que é outbound marketing?
É o conjunto de estratégias que possui a propaganda ativa como foco de conversão, ou seja, uma divulgação direta de determinado produto ou serviço.
Por esse motivo, é comum que se pense que os recursos “out” são somente usados nas mídias tradicionais, tais como TV, rádio e impressos.
No entanto, ele também pode, e deve, ser aplicado no ambiente digital, sendo uma alternativa paga, mensurável e de retorno mais rápido para o seu negócio.
Portanto, conclui-se que o outbound possui o foco totalmente direcionado à venda!
É ideal para estratégias de varejo, pois agregam pouco, ou quase nenhum, valor à marca. Por isso que o recomendado é que você alinhe as duas estratégias, Out e In.
O inbound dá ao outbound a dose certa para o desenvolvimento de lovemark.
Quando usar outbound marketing?
Bom, não há uma fórmula exata para o uso de nenhuma estratégia, com o outbound não é diferente.
No entanto, existem alguns passos principais para que você descubra o seu caminho ideal para o sucesso.
Tudo depende do seu planejamento!
E com planejamento, eu realmente quero dizer que você precisa pensar no máximo de detalhes possíveis, pois é desta forma que a sua empresa estará preparada para bater de frente com a concorrência e quebrar objeções de vendas.
Existem algumas perguntinhas, as quais as respostas podem te direcionar melhor, são elas:
- Quem é a sua empresa? – Defina seus valores, objetivos e metas.
- Quem é o seu público-alvo? – Saiba exatamente para quem você está falando, pois só assim você poderá definir traços importantes da sua comunicação.
- Qual a sua persona? – Personifique seu negócio e crie o sentimento de empatia em seus clientes.
- Quais são os meus concorrentes e referências? – É importante acompanhar a evolução do mercado e manter-se atento para/com as mudanças do meio.
Seguindo esse raciocínio você delimitará melhor suas estratégias e saberá alinhar com o que é outbound marketing.
Além do mais, ele engloba variadas técnicas na comunicação, como por exemplo:
O email marketing é um recurso que, apesar das opiniões de leigos, ainda é uma das formas mais efetivas de qualificação de lead e execução de SEO.
Ele apresenta ofertas de uma maneira mais íntima e é essencial para se fazer presente na vida de possíveis clientes e para alimentar o relacionamento com consumidores fiéis.
- Telemarketing
O telemarketing, também subestimado, é mais que eficiente para ter uma conversa direta com uma prospecção ativa por meio de telefone.
Claro que você deve estabelecer um roteiro padrão para que o atendente passe todas as informações necessárias e que o receptor entenda a mensagem de maneira clara.
- Links patrocinados
Os links patrocinados tratam-se da criação de anúncios para os buscadores, como o próprio Google.
Assim, o tráfego para o site ou fanpage cresce, pois aparece como uma das primeiras opções nas pesquisas.
- Anúncios em mídias sociais
Os anúncios em mídias sociais, como o Instagram, são uma forma paga, assim como os links patrocinados, que garantem a entrega do seu conteúdo para um número maior de audiência.
Vantagens de saber colocar em prática o que é outbound marketing
- Retorno de recursos mais rápido
- Mensurável
- Validação de premissas em alta velocidade
- Resultados visíveis já em poucas semanas de experiência
- Segmentação assertiva
- Novas soluções para problemas antigos
- Alcance maior da audiência
- Afirmação da delimitação da persona
- Aumento da visibilidade e, consequentemente, do faturamento
Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre o que é outbound marketing:
E aí? Aprendeu o que é outbound marketing e está pensando em colocar em prática?
Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!
Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!
Até a próxima conversa!
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