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O que são leads

O que são leads e porque tão influentes para o seu sucesso

Aprender o que são leads é um processo fundamental para você criar uma boa estratégia de Inbound marketing ter resultados no comércio digital com baixo custo.

A geração de leads proporciona uma relação de custo-benefício bastante vantajosa para pequenas e médias empresas.

Você certamente quer se posicionar no mercado com autoridade e confiança, este é o melhor caminho.

Com o mercado cada vez mais cheio de mudanças, claro que a forma que o consumidor se comporta e a maneira como ele cria um percepção de compra também muda.

Por isso, empresários(as) devem manter a ateção na manuteção de seus clientes.

É preciso manter os clientes já existenes e conquistar novos, esses potenciais clientes são o que chamamos de leads.

Gerar Leads é uma estratégia fundamental para que a sua empresa tenha sucesso no marketing digital e eu te direi como. Leia até o final e aprenda.

 

O que são leads?

o que são leads

No marketing digital encontramos uma estratégia diferenciada para atingir o público, é daí que surgiu o termo “lead”.

Lead é um consumidor em potencial de algum produto ou serviço de determinada marca.

E como você pode notar o interesse desse consumidor?

Normalmente, isso acontece através da análise de dados em um formulário, o qual é preenchido pelos usuários do seu serviço/produto para receber uma oferta especial ou uma assinar sua newsletter.

A partir do formulário, ele passa a fazer parte do funil de vendas da sua empresa.

O que significa que o usuário mordeu sua isca e agora está na jornada do consumidor, conforme planejado.

Em palavras simples, lead é aquele visitante que informa seu contato, na maioria das vezes email, em troca de algum conteúdo. O famoso interessado por mais informações.

Assim, ele está ao alcance da sua empresa!

No entanto, não é tão simples assim levá-lo até a compra final, é preciso trabalhar em ações efetivas para a conversão e sucesso de venda.

Você precisa montar conteúdos atrativos que chamem novos visitantes para o seu blog ou site.

 

· Etapa 1

Essa é a primeira etapa do funil de vendas, quando você produz conteúdo para segurar esse visitante. Faça-o interagir! Investir em call to action é uma ótima forma de instigar essa relação.

 

· Etapa 2

A segunda etapa começa quando o lead já pegou o seu primeiro conteúdo, então é chegada a hora em que você precisa criar outro material para o meio do funil.

É aqui que você irá se aproximar e nutrir um relacionamento B2C de confiança.

 

· Etapa 3

A terceira etapa, ou fundo do funil, é quando o lead está a apenas um passo da compra.

Mais uma vez, monte um conteúdo específico. O formato dele pode variar, utilize vídeos, webinars, infográficos, ebooks, vídeo aulas ou podcasts, use sua criatividade.

Tudo que você fizer aqui será de alta relevância, não desperdice esse momento! Encante-o!

 

Só pra resumir:

A jornada do consumidor é o caminho onde um consumidor percorre em busca de satisfazer seu desejo.

Considere as etapas e pense nos conceitos de consciência, consideração e decisão.

 

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Como está o nível de visualização do seu site?

Quanto maior em quantidade, maior visibilidade. Até aí nenhuma novidade, certo?

No entanto, é preciso analisar a qualidade dessas visualizações, pois é como você verá na prática a diferença entre um lead e um visitante.

Estabeleça um canal de contato para a comunicação com todas essas pessoas, troque informações e, desta forma, monte uma base de confiabilidade.

Portanto, a diferença não esta na mente de que entra em seu site e sim na forma que você se posiciona em relação a ele. Todos os seus visitantes são potenciais clientes, se venda da melhor forma.

 

Lead qualificado

o que são leads

Não basta entender o que são leads. Por isso, qualifique-os!

Apenas 3% do público está efetivamente em busca de opções de compra e somente 7% está aberto para propostas e negociações.

Um Lead qualificado é exatamente aquele usuário que já sabe que tem um problema e está buscando soluções para ele. É o tipo de pessoa que está realmente pensando em comprar o seu produto ou serviço.

Investir no lead já qualificado garante uma jornada muito mais eficaz.

 

Como qualificar um lead

o que são leads

O caminho para qualificar uma lead pode ser bem tortuoso e com certeza irá demandar tempo para uma série de testes, pois só assim você irá encontrar o melhor modelo para a sua empresa.

Tudo é muito novo no marketing digital, por isso as regras praticamente não existem.

Logo o seu sucesso em qualificação irá depender das suas ações para a comunicação do seu produto.

O segredo está na relação de cust e benefício, você precisa mostrar que o seu produto ou serviço é o melhor, mas não basta dizer, prove!

Traga depoimentos reais de clientes satisfeitos, é uma forma de educá-los.

Um cliente satisfeito convence mais do que uma propaganda da empresa, pois ele não possui vinculo aparente com a marca, ou seja, seus leads passarão a ter mais interesse na oferta.

Leve as etapas do funil a sério e produza conteúdos relevantes.

A qualificação de leads pode ser analisada com o conceito de lead scoring, que funciona como um rakinh de pontuação mesmo, um sistema que classifica em categorias por engajamento.

É importante que você entenda a diferença de leads comuns e leads qualificados, pois essa percepção irá ser crucial para a escolha da hora da oferta.

 

Como guiar e nutrir um lead

Com a definição de uma persona, você pode começar sua estratégia de Inbound, ou seja, tenha perfis de clientes ideias.

Depois dessa informação, você traçará para sua empresa a estratégia para gerar Leads através da oferta de conteúdos novos, Landing Pages e outras ações.

Em seguida, como eu já disse aqui neste artigo, você precisará nutrir esse Lead. E como o próprio nome já diz, alimente esse cliente durante toda a jornada até o instante da compra.

Quando sua empresa pescar um Lead, observe em qual estágio da jornada do funil ele se encontra.

Então assim você saberá quais são seus interesses, necessidades, e se ele já é um Lead qualificado.

Para guiar seu “peixe” de forma correta pelas etapas do percurso de vendas é preciso estudar o perfil dele e o que motiva a busca dele.

Você deve saber exatamente como satisfazer a problemática e o tipo de abordagem mais adequada para tal.

 

Aprenda a gerar leads de maneira rápida e prática no vídeo abaixo:

 

E aí? Aprendeu o que são leads?

Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários!

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Geovana Moura

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