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o que é social media

O que é social media e o que este profissional faz? Vem conferir!

Atualmente existe mais de 19 milhões de empresas ativas somente no Brasil, então, não tem mais desculpa para que você encontre um lugar para trabalhar.

Muitas dessas empresas não sabem o que é social media ou o que um profissional dessa área faz. Por isso, você tem que apresentar a importância de ter um social media na empresa, mostre que “quem não é visto, não é lembrado”.

Você pode terceirizar seus serviços, fazendo seus horários, ou pode se juntar a empresa como um funcionário. Em ambas estratégias você terá que conhecer a cultura da empresa, com que trabalham, qual o público, entre outras informações relevantes para você poder produzir seu conteúdo.

A pessoal que é social media tem que gostar de estudar para produzir bons conteúdos, pois precisa estar atualizado.

Se você pegar um cliente que trabalhe com engenharia de alimentos, por exemplo, e nunca teve contato com esse tipo de produto, você vai ter que estudar bastante sobre o assunto para produzir conteúdos excelentes para seu cliente.

Por isso, eu digo e repito: você tem que gostar de estudar e se manter atualizado.

Caso você ainda seja leigo no assunto ou não saiba como usar estratégias que o torne O Social Media, então, continue comigo que apresentarei a você ótimas dicas para você ter grande sucesso.

O que é social media?

Você sabe o que é social media? Pois, eu digo a você.

Social media é aquela pessoal que cuida das redes sociais da empresa. Não apenas isto, mas também é o responsável pela comunicação, reputação e relacionamento de uma marca empresarial e/ou pessoal nas redes sociais.

E a chave para uma social media bem-sucedida é não tratá-la como um acréscimo extra, mas tratá-la com o mesmo cuidado, respeito e atenção que você faz com todas as suas estratégias de marketing.

O que faz um social media?

O que o social media faz deve ser a pergunta mais realizada pelos curiosos. Por isso, vamos apontar algumas características que um social media deve ter e quais suas funções como profissional.

Plataformas digitais mais usadas

Otimizar, manter, monitorar e liderar as plataformas e quaisquer estratégias de marketing realizadas neles: Facebook, Twitter, Quadrangular, YouTube, Pinterest, Mixcloud, Soundcloud, Google+, Flickr, etc.

o que é social media

– Criação e gerenciamento de conteúdo:

Marketing de conteúdo.

– Interação com os usuários:

Engajamento da comunidade.

– Comércio social:

Leads, calls to action e conversões nas mídias sociais.

– Monitoramento:

Mídia online, fontes de informação e canais sociais.

– Medições e acompanhamento:

Determinar o ROI do trabalho realizado, justificando a qualidade das ações tomadas e, claro, os resultados das mesmas.

– Criação de fãs:

Com base no alcance de objetivos de ROI específicos.

– Concursos e campanhas:

Entrada criativa, desenvolvimento, inicialização e monitoramento.

– Aspectos qualitativos:

Relatórios de sentimentos, pontos fortes, escopo, viralidade, paixão e efeitos para a marca online.

– SEO:

Otimização de sites, blogs e plataformas sociais (busca social), visando melhorar os resultados da pesquisa. Otimização de palavras-chave e melhoria em novas oportunidades de SEO / SEM

E-mail marketing:

Desenvolvimento, entrada criativa, execução, resultados e campanhas.

– Banco de dados:

Criação, gerenciamento e manutenção do banco de dados, tornando-o maior e mais simplificado.

– Website:

Otimização e estimulação de conteúdo, melhorias na estrutura do website: funcionalidade, usabilidade, navegação pelos usuários. Desenvolvendo e lançando uma versão móvel. Promover, comercializar e comunicar todo o conteúdo do site. Medições, monitoramento e acompanhamento dos resultados.

– Coordenação e gestão de tarefas de imprensa e comunicação:

Conteúdos, entrevistas, notícias do site, atos exclusivos, etc.

– Vídeo-marketing:

Otimização, busca, palavras-chave, vídeos patrocinados, marketing.

– E-Commerce:

Criação e geração de oportunidades de vendas online.

– Relatórios:

Vendas online, posicionamento online, reputação online, resultados online.

– Comunidade:

Liderando comunidades online, representação de marcas em diferentes fóruns e comunidades.

Branding online:

Buscando, identificando e aprimorando todos os aspectos relacionados à marca nas mídias sociais.

– Consultor:

Desempenhando uma função de consultoria / assessoria de marca em relação ao ambiente online: oportunidades, ameaças, novas iniciativas, desenvolvimento de identidade digital e presença online, identificação de negócios potenciais e novas transações digitais.

Saber ouvir

Os melhores profissionais de mídia social ouvem de forma mais ativa e agressiva. Este ainda é muito verdadeiro, e talvez ainda mais que outros.

Reconhecimento de padrões

Isso está ficando cada vez mais crítico à medida que os dados e a complexidade do social continuam aumentando. Essas postagens em nossa página do Facebook são uma crise na tomada de decisões ou apenas ruído? Onde estão as oportunidades de marketing em tempo real? Identificar instantaneamente padrões e ser capaz de capitalizá-los são algumas das habilidades que separam os bons profissionais sociais dos ótimos.

Visão Estratégica

Você deve ter uma visão estratégica. Saber escrever para diferentes mídias sociais, criar posts, vídeos, persuadir em palavras, ser praticamente um designer gráfico é o trabalho exaustivo, mas bem produtivo do social media que está começando a ser reconhecido no mercado.

Hoje, com todas as redes sociais abrangendo recursos visuais e multimídia, ser capaz de representar visualmente a marca é absolutamente indispensável.

Análise Estatística

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Entender o que funciona, o que pode funcionar, por que pode funcionar e sob quais circunstâncias é um grande diferencial nos profissionais de mídia social.

Aqueles que estão constantemente pensando em dados e métricas, vinculando os resultados sociais aos resultados da empresa, são aqueles que acabarão tendo sucesso à medida que as redes sociais se integrarem a funções maiores de negócios.

Se você não se sente confortável com matemática, dados e Excel, é necessário ficar bom nesse lado do negócio AGORA.

A empresa deve estar ativa nas mídias sociais

Você como social media deve apresentar a empresa que ela deve estar ativa nas mídias sociais. Como? Simples!

Diga que um dos maiores erros que os varejistas cometem é abrir contas em todas as plataformas de mídia social que considerem relevantes e, em seguida, deixá-las à toa.

E ter uma conta em qualquer uma das plataformas de mídia social não significa que a empresa está conectada a elas. Possuir tênis de corrida não faz com que você esteja preparado para uma maratona.

Na verdade, os usuários de mídia social são desligados pelo varejista que abre contas e não se envolve com clientes e com o público e, consequentemente, se torna um pretendente.

A realidade é que é melhor não ter um ícone de mídia social no site se não for se envolver ativamente com ele. E ativamente significa diariamente.

É essa estratégia que deve apresentar a empresa para qual pretende trabalhar como social media.

Quanto ganha um social media?

Essa questão de quanto ganha um social media é bastante relativo. Pois vai depender da sua competência, do seu portfólio. Se você produz bons materiais, fez seu nome ou sabe o potencial que tem, vão pagar o que você pedir.

Mas se você não dar o seu melhor, não estuda para sempre aprimorar seu trabalho e produz conteúdos comuns que qualquer pessoal poderia fazer, o seu valor cai drasticamente e vão querer pagar qualquer valor e você aceitará qualquer coisa também.

Se o social media trabalha efetivamente para uma empresa, seu salário pode variar de R$1.200 a R$8.000 mil reais. Mas só aumenta o valor de acordo com seu conhecimento. Um especialista na área pode vir a ganhar o valor máximo ou muito mais. Principalmente, se trabalhar para mais de uma empresa ou ser um freelancer.

Agora que você já sabe o que é social media e o que um profissional dessa área faz, não vai perder tempo em vender seu peixe ou comprar o peixe de alguém (caso você seja um empresário), certo?!

Espero que tenha gostado deste artigo e aproveitando que chegou até aqui que tal deixar sua avaliação. Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah! Deixa nos comentários abaixo se está faltando alguma informação sobre o que é social media e o que ele faz. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

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Misia Karoline

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