Digitaliza Negócios
O que é marketing verde

O que é marketing verde e qual a importância para o seu negócio

Estamos vivendo uma crise ambiental em que saber conceituar e aplicar o que é marketing verde pode ser a única saída, para salvar não apenas o seu negócio, mas também para o mundo.

Após a revolução industrial, aprendemos a aumentar a produção e assim o ciclo do consumismo iniciou-se com força, o que, consequentemente, cresceu a margem de lucro das empresas.

Em contrapartida, a exploração ambiental também atingiu níveis alarmantes, gerando preocupação popular em recuperar os recursos naturais.

O marketing verde surge como alternativa para correr contra o tempo e garantir que as gerações futuras possam viver com qualidade.

No entanto, existem empresas que se aproveitam deste discurso somente para faturar cada vez mais, por isso precisamos estar atentos.

É preciso mais que investir em publicidade por puro capricho em agradar o público, é necessário que a marca realmente seja sustentável e se reinvente.

Leia até o final e entenda o que é marketing verde e como ele pode ser um diferencial para a sua empresa.

 

O Que é Marketing Verde?

 

O que é marketing verde

Muitos questionamentos giram em torno da relação mercado-natureza, tais como: O que é marketing verde? Ele realmente funciona? Dá resultados?

O marketing, em sua abrangência, possui várias vertentes, mas todas elas com um ponto em comum… retorno.

Bom ou ruim, essa é a nossa sociedade.

O marketing verde, ou ecológico, não é diferente, porém ele busca um retorno que não prejudique o meio ambiente, tendo assim empresas que encontram soluções sustentáveis para suas produções.

As táticas envolvem não apenas a apresentação de produtos que sejam amigáveis ambientalmente falando, mas também todo o processo de produção e também ações concretas, como o envolvimento com ONGs e afins.

Clique aqui e aprenda como desensenvolver um bom relacionamento com seu cliente!

É bastante comum, por exemplo, ver algumas empresas que trabalham com a redução de gastos de energia e resíduos.

Ações desse tipo tendem a provocar uma onda positiva de reações de consumidores para/com a marca.

Li certa vez, não me lembro onde, que um empreendimento sustentável deve ser “Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”.

Por isso a minha dica é, use os 3 Rs e os 4 S:

  • Reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).

Desta forma, você respeita as limitações ambientais, tem rentabilidade e não agride a natureza.

Do contrário, você estará pecando em apenas falar sem aplicar, um caso claro de greenwahing, o que pode derrubar todas as suas conquistas até o momento.

 

O que é greenwashing?

O que é marketing verde

A tradução de greenwashing é “lavagem verde”, o que já expressa bem o sentido da palavra.

O termo refere-se a informações de uma determinada empresa que não condizem com a realidade prática, ou seja, enganam os consumidores.

Apesar da clara auto sabotagem, ainda existem marcas que agem dessa forma.

Uma postura contraditória em relação ao discurso e aplicação do marketing verde pode causar o fim da credibilidade construída, por que o público perde a confiança e, consequentemente, promovem publicidade negativa.

Para que você entenda, vamos analisar uma situação hipotética…

Uma marca que está sempre batendo na tecla de que é amiga da natureza, defende causas sociais e então descobrem que ela faz isso tudo enquanto joga lixo em um rio e seus funcionários trabalham em condições desumanas…

Em muitos âmbitos, de fato uma situação desastrosa, concorda? Isso é greenwashing.

Por tal motivo, as pessoas já estão adaptadas a averiguar se os produtos considerados “verdes”, realmente são o que dizem.

Então, inserir o marketing verde no planejamento é fundamental, mas colocá-lo somente para pagar de “Bonzinho” é uma atitude totalmente abominável.

 

Marcas “verdes”

 

  • Philips

O que é marketing verde

A Philips é uma empresa holandesa mundialmente conhecida que oferta produtos que, geralmente, demandam alto consumo de energia.

No entanto, ela está sempre trabalhando em ações para conscientizar seus consumidores a reduzirem o uso, propondo minimizar o desperdício de eletricidade como forma de satisfazer também as gerações futuras.

Além disso, podemos dizer que a Philips conceitua e aplica o que é marketing verde pela importância de seus investimentos.

A organização não poupa recursos para desenvolver pesquisas que resultam em produtos cada vez mais sustentáveis.

Desde 2010, a marca vem reduzindo seu consumo de energia, não usam substâncias tóxicas nem em suas embalagens, produtos leves e recicláveis e também com tempo maior de vida.

Ela também ganhou, em 2017, o título de líder da indústria no índice de Sustentabilidade Dow Jones, tendo pontuação máxima em Estratégia climática, Ecoeficiência Operacional, Gestão da Inovação e Relatórios ambientais.

Nesse mesmo ano, se destacou com o programa “Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor”, que é considerado um marco em seu progresso na missão de ser neutra em relação à emissão de carbono, que tinha prazo até 2020.

 

  • Natura

O que é marketing verde

A Natura é figura indispensável para que entendam a relevância do exercício de o que é marketing verde.

Esta marca brasileira é do setor de cosmético, tendo produtos para o rosto e corpo, que são produzidos de forma natural.

Ela é uma das empresas mais influentes no quesito sustentabilidade, isso porque age intensamente com foco na área socioambiental, o que possui alto impacto positivo na imagem da mesma e na sociedade.

Na verdade, essa deve ser a maior qualidade da Natura, ser transparente em suas ações, sempre mostrando que está engajada no que se propõe.

Além do mais, possui “Visão de Sustentabilidade 2050”, que é um conjunto de diretrizes que visam aumentar tais impactos positivos de várias empresas na natureza, o que inclui processos desde a pesquisa até grandes decisões de gestão.

 

  • WWF

O que é marketing verde

A WWF, World Wide Fund for Nature, é uma instituição não governamental de renome internacional que atua na áreas de conservação do meio ambiente.

Ela investiga e recupera recursos, sendo assim uma forte aliada da natureza.

Se você quer se aplicar nas causas ambientais, recomendo que conheça essa instituição.

Clique aqui para acessar o site oficial da WWF!

Assista ao vídeo abaixo que mostra bem o quão é essencial saber o que é marketing verde:

 

E aí? Já sabe o é marketing verde?

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!

Até a próxima conversa!

Avalie este artigo
[Total: 2 Média: 5]

Geovana Moura

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: