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O que é fanpage: Como criar de maneira eficiente

O que é fanpage? Quais as vantagens? Como criar? Qual o melhor conteúdo? Esses são questionamentos comuns de um(a) empresário(a) que possui uma visão macro de negócio.

Se você chegou até aqui, espero que esse seja o seu caso. E se não for, prometo te convencer que é o melhor caminho para você seguir também.

Se liga!

 

O que é fanpage?

o que é fanpage

Fanpage, como o próprio nome já diz, é uma página feita para fãs. Ela funciona como uma comunidade informativa sobre determinada empresa ou marcas.

Qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, que deseja manter um relacionamento com seus clientes precisa de uma fanpage.

Além de personificar o negócio, aumenta a força e o valor do mesmo, pois o nome se torna mais presente e influente entre os seus consumidores. Mas não se engane, uma página no Facebook não mesma coisa que um perfil na rede social. O fator mais forte nessa diferenciação é também o mais simples e óbvio…

Perfis em rede sociais se aplicam a pessoas físicas, não há análise de métricas, impulsionamentos, cálculo de retorno, margem de lucros e entre outras vantagens que somente uma page pode lhe dar.

Tipo uma conta comercial no Instagram.

Inclusive, é válido lembrar da restrição de alcance, né?

No Facebook você só pode ter 5.000 amigos por perfil. Então você vai querer desperdiçar tempo criando várias contas ou focar em um espaço ilimitado de alcance?

Avaliar os relatórios de estatísticas de suas campanhas muda todo o contexto de estratégias futuras, dando mais segurança na hora de você montar o seu planejamento.

Tutorial para criar uma Fanpage no Facebook?

Click aqui! Você será redirecionado(a) para o link de criação.

 

1.   Categoria

o que é fanpage

Você irá precisar conectá-la a uma conta de perfil comum.

Então clique na opção para criar sua página. Logo abrirá em sua tela a aba das modalidades para a sua fanpage. Você deve tomar muito cuidado nessa hora, pois essa escolha diz respeito ao plano de negócio da sua empresa.

·         Empresa, Organização ou Instituição

Essa é a escolha perfeita para empresas no geral, independente do tamanho.

·         Marca ou Produto

Essa opção é mais voltada a um produto ou marca específica, isso significa exclusividade de mercado.

·         Negócios locais ou Local

Ideal se sua empresa for pequena. Como a padaria do bairro ou aquele mercadinho.

·         Causa ou Comunidade

Aqui é para quem tem um propósito social, um movimento, ONG… É para quem busca apoiadores de alguma causa.

·         Artista, Banda ou Figura Pública

Claramente, se sua intenção for divulgar seu trabalho como artista, banda, figura pública.

·         Entretenimento

Se o seu ramo for algum estabelecimento de lazer, esta é a opção. Teatros, centros culturais, casas de show e entre outras.

Caso você escolha errado, não se preocupe, dá para trocar a categoria depois.

 

2.   Personalizando

o que é fanpage

A melhor parte! É agora que você vai dar vida da fanpage.

Primeiramente…

·         Foto do perfil e capa

É importante manter a identidade visual do seu negócio. Uma boa dica é colocar o logotipo da sua marca no perfil, numa versão minimalista. Tente trabalhar os detalhes,, cores, fontes e temas.

Seu público deve identificar quem é você logo de cara.

·         Sobre

Aqui você irá fazer uma breve descrição sobre seus serviços e/ou produtos. É a apresentação da sua empresa. Não esqueça os dados, como link do site, endereço e número de contato.

É também aqui que você irá alterar a URL da sua page, assim a busca para te encontrar ficará mais rápida e prática.

·         Público

Toda empresa de sucesso precisa ter um público bem definido.

Para quem você fala? Como fala? De que forma fala?

Com base na sua persona você irá preencher melhor esta área. Idade, gênero, interesses e localizações, são algumas das segmentações.

·         Favorite-se

O próprio Facebook irá te dar a opção de criar um atalho para a sua página. Assim fica muito fácil para você trabalhar nela. 

Prontinho, agora curta e compartilhe para que outras pessoas também possam curti-la.

 

3.      Planejamento de conteúdo

o que é fanpage

Depois de configurada, vamos pensar no conteúdo.

Ainda com base na sua persona, pense no que seu público gostaria de ler, ver e assistir. Daí trace um plano para suprir essas expectativas.

A sua linguagem deve ser a mesma do seu público, pois eles precisam se identificar para que confiem e gostem de você. É bom contratar um profissional de publicidade para realizar este trabalho.

Nunca esqueça que o Facebook é uma rede social, isto significa que você precisa ser sociável. Parece óbvio dizer isso, mas muitas empresas negam este fato e acabam se frustrando com a web.

Você não deve entrar no Facebook pensando em vender!

O foco da rede é relacionamento, conhecer e ser conhecido.

Vender não é o centro, é apenas consequência. Portanto, se adeque ao meio.

 

E aí, curtiu?

Me conta nos comentários o que achou do artigo!

É isto! Até a próxima conversa! 🙂

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Geovana Moura

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