Digitaliza Negócios
nomes para marcas

Nomes para marcas: Dicas criativas para seu negócio decolar!

No mundo dos negócios, ao abrir uma empresa, a maior dificuldade, depois da questão financeira, é escolher o nome para a marca. Até porque, deve ser algo marcante.

Muitas empresas acabam errando neste quesito e colocam nomes inusitados ou impronunciáveis em seu negócio. Porém, se você está aqui e quer abrir um negócio, é porque não deseja cometer este tipo de erro.

A BuzzFeed, site de notícias e entretenimento, publicou um post com 31 nomes de empresas que não dariam certo no Brasil. Com isso, percebi que se utilizar nomes estrangeiros, como essas marcas fizeram, é possível que sua marca vire uma piada internacional, porém, seja um sucesso nacional.

Assim como ocorrem erros com nomes, acontece na hora de criar a logomarca também. Por isso, é bom analisar algumas marcas que criaram sua logo de uma forma bem exposta e só perceberam depois.

Então, prestar bastante atenção neste detalhe também, pois não adianta ter um nome legal e a sua logomarca não passar a mensagem do nome.

Portanto, neste artigo, iremos dar algumas dicas de como criar nomes para marcas de forma que faça seu negócio ter bastante sucesso.

Continue por aqui e aproveite!

 

Como criar nomes para marcas

As empresas, na maioria das vezes, possui uma dificuldade de criar nomes para marcas, sim, no plural, pois tem empresas que possuem mais de um produto ou negócio.

Mas o ponto que queremos chegar aqui é como fazer para criar um nome para sua marca. O que precisa ser feito?

 

Planejamento

Um planejamento é essencial para qualquer feito na área empresarial, na escolha de um nome, então, é de suma importância que tenha bastante cautela e paciência.

Pense em um nome que tenha a ver com sua marca, que combine, seja de fácil entendimento e boa pronuncia. Leva tempo pensar em um bom nome para seu negócio.

Não pense que as grandes marcas levaram apenas alguns dias para escolher os nomes. Ás vezes, o nome antes era até outro e mudaram porque perceberam que o primeiro não seria bom o suficiente.

E, se possível, busque ajuda de um profissional especializado que possa ajudá-lo a buscar um nome que se encaixe com seu negócio.

 

Escolha um nome que venda e que tenha significado

Você conhece a história das grandes marcas mundiais e como surgiram seus nomes? Pois, vou apresentar algumas bem legais para você se inspirar e analisar o que precisa para pensar no nome de sua marca.

 

Google

nomes para marcas

O nome da maior empresa de comunicações do mundo não era esse inicialmente. Era para ser chamada de “Googolplex”.

Até que um aluno, que estava participando de uma sessão na empresa, escreveu o nome errado “Google”.

Foi, então, que Larry Page, fundador da marca, gostou do nome e de como ele soava, e correu para registrar imediatamente o nome da empresa como

Google“.

 

Rolex

nomes para marcas

A marca Rolex, fundada por Hans Wilsdorf, não tem um significado em nenhum lugar do mundo. Mas soa bem ao ser pronunciado em qualquer idioma.

E era exatamente isso que Wilsdorf queria, que o nome de sua marca pudesse ser pronunciada por qualquer língua, em qualquer parte do mundo.

Ele tentou juntar as letras do alfabeto, rendeu alguns nomes, mas nada o agradava. Foi quando um dia ele estava passeando de carruagem por Cheapside, em Londres, quando um gênio, conta ele, sussurrou o nome “Rolex” em meu ouvido.

Podemos dizer que o nome caiu como uma luva e que foi enviada dos céus, pois faz tanto sucesso e soa tão bem, como pode ver nos dias de hoje, quando se pergunta em relógio, todos respondem “Rolex”. Nos lembra até “realeza”. Provavelmente, foi por isso que Wilsdorf colocou uma coroa em sua logomarca.

 

Zara

nomes para marcas

Creio que você já ouviu falar nesta marca de roupas femininas. Foi fundada por Amancio Ortega e inicialmente, ele queria o nome de “Zorba” em homenagem ao filme “Zorba, o grego” de 1964.

Porém, esse nome não durou muito, pois a primeira loja inaugurada com este nome, ficava a dois blocos de um bar com o mesmo nome.

O dono do bar foi dizer ao Ortega que ficaria muito confuso dois lugares tão próximos com o mesmo nome. Ele concordou e, antes de instalar o letreiro, mudou para um nome parecido com o que queria, foi aí que surgiu “Zara“.

 

Verificar se o nome da marca está disponível

Se for um negócio online, a forma mais fácil de pesquisar se o nome está disponível para uso é utilizando alguns sites de busca, como Shopify ou WeDoLogos.

Caso seja uma loja física também, você deve recorrer a Junta Comercial de seu Estado para verificar se o nome está disponível, se é possível registrá-lo, se não há nenhum impedimento.

Depois que realizar o registro físico da marca e desejar criar um site com este mesmo nome, porém, verificar que alguém já usa o site com este nome, você pode solicitar educadamente que passem o site com este domínio para você ou abrir uma ação judicial solicitando.

 

Crie um nome que tenha a ver com seu público-alvo

Além de criar um nome simples, de boa pronuncia e que venda seu produto, você precisa pensar em algo que ligue a sua marca, ao que você fornece.

Você não vai criar um nome que associe a produtos de beleza sendo que você vende perfumes, entende? Se você vende perfumes, o nome deve ser lembrar perfumes.

Pense em palavras-chaves que liguem a marca. Vamos continuar com perfumes. Quais palavras são ligadas a este nomes? Vamos listar alguns.

Faça comigo, pense em seu negócio, o que você fornece, qual o seu objetivo, e liste palavras-chaves.

Vamos lá! Palavras que sejam ligadas a perfume:

  • Fragrância
  • Cheiro
  • Aroma
  • Essência
  • Provocação

 

Essas são algumas palavras que veem a mente quando falamos em perfume, certo?

Agora você pode inventar palavras ligadas a esta, ou juntar uma com a outra. Seja criativo. Peça ajuda profissional ou a seu sócio ou amigo de confiança.

Tenho certeza que encontrará o nome que se encaixe perfeitamente para o seu negócio ser reconhecido em qualquer lugar.

 

Agora que você já sabe quais são os nomes para marcas e como criar um para sua empresa, certo?!

Espero que tenha gostado deste artigo e aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo em quantos nomes para sua marca você já pensou até hoje. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

Avalie este artigo
[Total: 0 Média: 0]

Misia Karoline

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: