Digitaliza Negócios
marketing digital para leigos

7 Dicas de Marketing Digital para Leigos

Segundo o Gestor de Marketing, Olimpio Jr., não existe mais espaço para o amadorismo no Marketing Digital. Por isso, mesmo que você ainda seja leigo neste assunto, deve se esforçar para se tornar um profissional preparado.

Certeza que esse deve ser o seu objetivo atual, mas ainda existem pessoas que vivem do amadorismo, o que funcionava há uns anos. Hoje, quanto mais você souber, se especializar, apresentar resultados, melhor.

Esqueça esses resultados milagrosos de ganhar muito dinheiro em poucos dias. Não é assim que funciona o mercado do Marketing Digital. Você precisa de um objetivo a longo prazo para poder construir sua carreira.

Não trate como um hobby, ou algo que pode fazer quando tiver tempo livre. Você precisa se dedicar e se comprometer para que seu negócio online cresça e gere a renda esperada para construir sua vida e se manter disso.

Por isso, estamos aqui para dar a você algumas dicas básicas de Marketing Digital para leigos e fazer sucesso em seu negócio online.

Continue por aqui e aproveite!

 

Altere sua rotina

Alterar a rotina é o primeiro passo da mudança de Marketing Digital para leigos para profissional.

Como diz no início do livro “Trabalhe 4 horas por semana” do Timothy Ferriss, de início você não precisa largar seu emprego atual, realizar várias viagens, estudar na melhor faculdade, entre outros aspectos relacionados a estes que citei.

Simplesmente, você só precisa focar em seu objetivo, administrar seu tempo, estudar, pesquisar, procurar outros profissionais da área e fazer parcerias. Tudo isto para poder executar o seu plano de negócios.

No Brasil, há muito espaço ainda para crescer no Marketing Digital, pois ainda é algo muito novo, diferente de outros países da América do Norte e Europa.

 

Como funciona o trabalho com Marketing Digital?

Para entender melhor como funciona o Marketing, você precisa saber que existem dois tipos: o tradicional e o digital.

Ambos possuem diferenças em suas funções. O Marketing Tradicional ainda é utilizado pelas grandes mídias, como TV, revistas e jornais, no método dos 3 pilares: informar, persuadir e vender.

Já no Marketing Digital, esses 3 pilares se transformam em: atrair, relacionar e vender.

 

Resultado de imagem para funil de vendas marketing digital

 

Trabalhar com Marketing Digital envolve essa pirâmide invertida encontrada no funil de vendas. Veja a seguir como tudo isso funciona.

 

Funil de vendas no Marketing Digital

Para ganhar dinheiro com Funil de vendas no Marketing Digital você precisa utilizar dessas etapas mostradas na imagem do tópico anterior.

Publique conteúdo de qualidade para gerar tráfego para seu site ou blog. Depois utilize pop ups para gerar leads.  Crie um relacionamento com eles, enviando promoções, descontos e, principalmente, conteúdos relevantes.

Quando perceber que seu potencial cliente já está mais próximo do seu negócio, oferte um produto e venda.

 

Use as métricas a seu favor

As métricas foram algo bastante importante e útil que a internet nos proporcionou. Hoje, praticamente todas as mídias e redes sociais possuem métricas em seus sites.

O Instagram, Facebook, Twitter são algumas das redes sociais que possuem suas próprias ferramentas de métrica. Existem ferramentas de análise para e-mails, pesquisas no Google, entre muitas outras também.

Com isso, você tem a facilidade de analisar tudo o que acontece com suas ferramentas de trabalho e se estão trazendo resultados para você, além de poder verificar se tem algo de errado ocorrendo para que você possa corrigir.

As ferramentas mais utilizadas no Marketing Digital são:

  • Google Analytics
  • HootSuite
  • Instagram Insights
  • Facebook Ads
  • Twitter Ads
  • Moz
  • SumAll

 

Crie conteúdos que informam

A criação de conteúdos que informam, divertem e educam são essenciais para atrair o público desejado. Caso ainda não possua um site ou blog, recomendo que crie um agora, para que possa organizar e reunir seus conhecimentos em um só lugar.

Existem muitos conteúdos bons na web, são tantos que fica até difícil escolher. Então, para que o seu se destaque você precisa se diferenciar e usar uma boa ferramenta de SEO para encontrar as melhores palavras-chaves do Google.

Usando, assim, uma boa palavra-chave, aquela que as pessoas mais procuram no Google, e produzindo um bom conteúdo, você conseguirá atraí-las para seu site ou blog.

 

Mantenha-se atualizado

Para trabalhar com Marketing Digital você precisa ficar por dentro de todas as novidades de sua área. Por isso, mantenha-se atualizado para não deixar passar nada de importante.

O mundo digital se transforma muito rápido, quase que na velocidade da luz, por isso, você precisa acompanhar. Seja em cursos, palestras, workshops, webinários, não importa, você precisa estar atualizado.

Saber das novidades que acontecem ao seu redor e ficar por dentro do que seu concorrentes e parceiros estão fazendo é sempre importante.

Fazendo tudo isso, você ficará sempre um passo à frente de seus concorrentes.

 

Estabilize e fidelize

O avanço do marketing digital para leigos ao profissional requer tempo, continuidade e muita paciência. Para isso você não deve esperar fazer um sucesso imediato.

Ao invés disso, invista em se criar, consolidar, fidelizar e se aproximar do seu público para poder crescer ainda mais.

Com isso, você atrairá ainda mais a confiança do seu lead, criando uma autoridade para você e conseguindo manter um nível de público que conquistará outro público.

Pois, não tem nada mais importante do que alguém recomendar um produto ou serviço seu para outras pessoas. Isso tem uma taxa alta de dar certo.

Portanto, procure fazer o melhor para que seu público sempre esteja satisfeito e confie em você.

 

Agora que você já conhece 7 dicas de Marketing Digital para leigos, não vai perder tempo, certo?

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você já começou a planejar seu negócio online. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

 

 

Avalie este artigo
[Total: 1 Média: 5]

Misia Karoline

Inserir comentário