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jornada do consumidor: pista de corrida referenciando este processo

Jornada do consumidor: Entenda sobre o processo que ajuda a vender mais

A jornada do consumidor é um caminho por qual todo cliente percorre antes do ato de compra de um produto ou serviço.

jornada do consumidor: vários ícones fazendo mostrando estratégias

Embora todo esse processo seja representado de forma natural pelo cliente, ele não possui a menor ideia sobre todo esse planejamento.

Os profissionais do marketing digital sabem que o segredo do sucesso das suas estratégias é ajudar o cliente a encontrar com êxito o que está procurando.

Guiá-lo por esse processo de aquisição, passo a passo, diminuindo o esforço e as dúvidas também fazem parte desse processo da jornada do consumidor.

Entender sobre isso, envolve a compreensão dos hábitos de compra do público-alvo e a determinação com que eles encontrarão os seus produtos e serviços.

Além disso, saber sobre os padrões de comportamento no ato da compra, processo de pagamento e pós compra.

A jornada do consumidor é marcada por etapas e merece uma maior atenção em seu planejamento.

Por isso, se você deseja saber como funciona todo esse processo e como melhorar as suas estratégias de venda, continue lendo este artigo.

Vamos lá!

 

Afinal, o que é a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é uma rota percorrida por alguém que quer se livrar de uma dor em busca do prazer.

Através dela, as empresas conseguem entender quais são os hábitos de consumo dos seus clientes. Além disso, conseguem ainda analisar e monitorar todos os seus comportamentos até o ato de compra.

A partir disso, as marcas passam a basear suas estratégias de marketing na jornada do consumidor.

Este processo é marcado e caracterizado em três etapas:

  • Consciência
  • Consideração
  • Decisão

Geralmente, as pessoas começam precisando de algo e, logo em seguida, tomam a decisão de compra que se alinhará na resolução de suas necessidades.

Por meio das informações tiradas nesse caminho, você conseguirá alcançar todas as metas estabelecidas em seus planejamentos.

 

Como funciona a jornada do consumidor?

Como vimos no tópico anterior, a jornada do consumidor é formada por quatro etapas.

No entanto, para começar, você precisa entender qual é o perfil das pessoas que estão em busca do que você tem a oferecer.

Essas pessoas podem ser chamadas de buyer personas. Isso quer dizer que elas são clientes em potencial, que possuem dores, desejos e objetivos.

Dessa forma, você entra com as suas estratégias de marketing para mostrar para elas que seus produtos e serviços podem sanar as necessidades de todas elas.

Para que você entenda melhor e já comece a pensar em seu planejamento, vamos ao detalhamento de cada etapa da jornada do consumidor.

Mas, para te ajudar, quero que você me acompanhe na história de Mônica, cozinheira de ‘mão cheia’, mas sabe que precisa se especializar na área para conseguir o tão sonhado cargo de chefe de cozinha.

Aqui, nós podemos adicionar a empresa do Rafael. Ele é dono de uma rede de restaurantes com bons status e, além disso, oferece cursos profissionalizantes para as pessoas que desejam se especializar na área.

 

Consciência

Todo processo de compra é inicializado pela detectação de um problema que precisa ser solucionado.

É nesta etapa que o lead se incomodará com a necessidade em que está passando.

Contudo, nem sempre é uma dor que está em jogo. Muitas vezes, este início também pode ser caracterizado por um objetivo ou um desejo.

Mônica, por sua vez, sabe tudo sobre cozinha, desde o preparo de um feijão ao ponto certo de uma lagosta.

No entanto, ela sabe que precisa ter bons skills (habilidades) em seu currículo para chamar atenção.

Por isso ela pensa: “Preciso saber como colocar mais skills no meu currículo, para que os restaurantes possam ver que estou qualificada para o mercado de trabalho”.

 

Consideração

Nesta etapa, o lead já tem noção sobre sua dor, desejo e objetivo, já entende que ele precisa fazer algo para solucionar todas essas questões.

Dessa forma, Mônica começa a ter o seguinte insight: “Sei que preciso de cursos e workshops para incrementar meu currículo. Existem vários cursos online e presenciais que podem me ajudar em relação a isso. Mas quais são os melhores? Quais realmente fariam toda diferença em uma seleção?”.

A empresa de Rafael possui um site, que estava logo na primeira página do Google e, assim que Mônica pesquisou sobre cursos voltados a área gastronômica, encontrou seus conteúdos.

Tudo muito bem estruturado, com informações diretas e informações para maiores contatos.

 

Decisão

Esta é a última etapa da jornada do consumidor antes do ato de compra. Mônica já entendeu que existe um problema, achou uma solução e acredita que a empresa de Rafael pode sanar suas necessidades.

Por isso, Mônica pensa: “Este curso pode me ajudar a incrementar meu currículo e, além disso, me dará uma boa experiência para contar na hora de uma entrevista de emprego”.

A partir de agora, o negócio de Rafael tem o dever de persuadir a jovem. É neste momento que ele usará suas habilidades em vendas.

Aqui, Rafael poderá usar argumentos sobre preços e benefícios que Mônica terá ao contratar os serviços da empresa dele.

Depois de todo esse processo, ela decide comprar o curso para obter mais skills em seu currículo.

 

Mas e o pós-compra? Não está na jornada do consumidor?

Vimos a jornada de Mônica em busca de um curso profissionalizante em sua área.

Observamos também como Rafael foi preciso em todo esse processo, pois, com certeza, ele teve um bom planejamento de jornada do consumidor.

A comprar foi realizada, no entanto, o trabalho de marketing ainda está longe de terminar.

É no momento pós-compra, que Rafael maximizará o valor fornecido a Mônica.

Ele poderá criar e-books com suas receitas favoritas, artigos para blog ensinando técnicas de cozinha e ainda oferecer descontos especiais para seus alunos comerem em um de seus restaurantes.

Mônica comprou apenas um curso, mas possa ser que ela precise de outros. Por isso, é importante que Rafael a mantenha por perto.

Construir relacionamentos com seus clientes é muito importante para fidelizá-los e fazer com eles sempre voltem caso precisem de produtos e serviços que você oferece.

 

Gostou da explicação sobre a jornada do consumidor?

Espero que esta explicação sobre a jornada do consumidor tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto.

Deixa aqui nos comentários se você usa dessa estratégia para obter mais resultados em seu negócio.

Aproveita pra dizer o que achou do nosso conteúdo e avalia este artigo dando uma estrelinha, tá bem?

 

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Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo, redator e apaixonado pela cultura Pop.

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