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Instagram comercial

Instagram comercial: O pontapé inicial para o sucesso!

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no mundo? Já são mais de 1 bilhão de usuários ativos, mais de 63 milhões só no Brasil, número que coloca nosso país em terceiro lugar no ranking de países com o maior quantidade de usuários na rede. É por essas e outras que, se a sua marca ainda não possui um Instagram comercial, você está perdendo uma grande oportunidade!

Afinal de contas, com números tão relevantes, é bem provável que o seu público-alvo esteja lá.

Então, que tal se juntar a milhares de empreendedores de sucesso que estão utilizando o Instagram para aumentar a visibilidade de suas empresas e alavancar as suas vendas?

Neste artigo, você vai conferir tudo que você precisar saber para criar um Instagram comercial para o seu negócio.

Vantagens

instagram comercial

Ter um Instagram comercial é basicamente separar o pessoal do profissional.

Existe um erro bem comum de quem não muda a conta no Insta para comercial.

É o que costumo chamar de bipolaridade na marca!

Toda marca possui uma identidade própria, a qual deve ser preservada. Por isso, ao criar um Instagram não comercial para o seu negócio, você está misturando dois mundos.

As suas postagens não serão levadas tão a sério ou sua empresa acabará sendo mal vista pelo público.

Portanto, não seja amador!

Uma vez bipolar, seus seguidores acabam ficando saturados e menos interessados, diminuindo assim o nível de engajamento do perfil.

Quando você opta pela mudança, você está dizendo ao seu público que se importa com a qualidade do seu serviço ou produto, pois estará mostrando profissionalismo.

O Instagram comercial possibilita o impulsionamento de publicações, além de fornecer uma série de segmentações e métricas sobre seu público.

Dentre tais informações, encontra-se:

  •         Alcance
  •         Impressões
  •         Descobertas
  •         Média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em cada dia e hora
  •         Número de cliques em algum link
  •         Número de interações
  •         Dados demográficos

 

Tutorial

Se empolgou, né?

Segue esse passo a passo e tenha acesso a todas as vantagens de ter um perfil comercial no Instagram.

Instagram comercial

Passo 1

Em seu perfil, abra as configurações.

Você irá encontrá-la tocando no canto superior direito, a opção está na barra inferior da aba aberta.

Passo 2

Dentro das configurações, você deverá procurar por “Mudar para conta comercial”.

* Verifique se a sua conta não está em modo privado para que você não tenha problemas com a sincronização.

Passo 3

Aparecerá em sua tela opções para escolher uma categoria, com base em alguma fã page do Facebook.

Basta você selecionar uma página para se associar.

Obrigatoriamente, você terá de ser administrador(a) da fanpage selecionada.

Há também a opção para quem não possui uma página no Facebook, se esse for o seu caso, não se preocupe!

Toque em “Pular” no canto superior direito, então, automaticamente, o próprio Instagram irá criar uma página no Facebook sem proprietário para você.

Passo 4

Agora que você já transformou sua simples conta em um Instagram comercial, comece a personalização do seu perfil.

Adicione um link para o seu site ou qualquer outra rede social, contato telefônico empresarial, email, endereço e entre outras alterações possíveis para a sua biografia.

 

4 Dicas para o seu Instagram comercial bombar

 

1.      Qual o plano?

instagram comercial

Antes de qualquer post, é preciso um planejamento. Por isso, pense no seu público: o que ele gosta de saber? O que ele quer ver na internet?

Então, trace seus objetivos, faça pesquisas e elabore estratégias para alcançá-los.

No início você pode até errar com frequência, ter pouco engajamento, mas logo que pegar o jeito, tudo melhora.

Procure saber se estão satisfeitos com as suas postagens e vá se adequando, afinal de contas, para ter sucesso no Instagram, você não precisa falar de tudo; na realidade, isso poderá fazer com que o seu Instagram comercial se torne um clichê!

Muitas postagens em um curto período de tempo também não é o ideal, por isso tente postar nos horários que o seu público mais esteja conectado para que o seu conteúdo chegue até eles.

Se você não sabe qual seria este horário, não precisa se preocupar, o Instagram comercial te fornecerá métricas que contem essa importante informação.

Lembre-se! O Instagram é uma rede SOCIAL, os usuários querem interação, conectividade e criatividade.

Portanto, seja sociável!

 

2.      Como conhecer o meu público?

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Você já ouviu falar nos termos Branding e Persona?

Se ainda não conhece, sugiro que leia mais sobre e aplique-os em seu negócio.

Branding digital é o que seu público enxerga da sua empresa como um todo. Ele te ajudará a posicionar a sua marca da melhor maneira dentro da internet, tudo baseado na sua persona.

As pessoa querem mais que atributos e benefícios, você precisa oferecer um diferencial, que geralmente é um apelo emocional.

A Coca-Cola é um ótimo exemplo de empresa que aplica essas estratégias de uma forma magnífica!

Óbvio que você conhece esta marca, mas será que você sabe me dizer o que ela vende?

Existem várias marcas que também ofertam refrigerantes, mas alguma vez você já se perguntou o que faz da Coca-Cola uma líder de mercado?

Qualidade?

– Talvez!

Mas eu posso te garantir que este não é um fator suficientemente forte para ser o fator decisivo de compra dos seus clientes.

No fundo, o que a Coca-Cola vende é um estado de espírito, um estilo de vida que envolve momentos felizes!

Mesmo que você me diga aquele bordar que diz que “felicidade não se compra”, não adianta, sempre que lembrar da Coca-cola, você se lembrará destes momentos entre família e amigos, onde este sentimento estava presente.

Por isso, crie conexão e gere confiança, é assim que você conquistará o público que deseja.

 

3.      Aparência importa?

O Instagram é uma rede social VISUAL! Por isso, eu não estaria sendo sincera se respondesse a esta pergunta de forma negativa.

Então, sim! Ela é muito importante!

Sendo assim, invista na qualidade das imagens publicadas no seu Instagram Comercial e mantenha o feed sem harmônico e organizado.

Isso mesmo, organização e beleza chamam a atenção dos seguidores, o que implica diretamente no encantamento pelo que sua empresa oferece.

Organizar o feed do Instagram não é uma tarefa tão fácil como parece, mas vale a pena.

Porém, tenha cuidado para que os tons de cores predominantes em suas postagens não representem a identidade da sua marca.

Essa linearidade na comunicação é importante para que os seus seguidores e consumidores do seu conteúdo se identifiquem, ainda mais, com a sua empresa.

 

4.   Vamos conversar?

Já disse algumas vezes neste artigo e repito, você precisa enxergar o seu público como parte central do seu negócio.

A sua comunicação não deve ser de dentro para fora. É extremamente importante ouvir as pessoas que te seguem na rede social, este feedback é o que te dará argumentos para publicar conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência.

Então, vamos aprender a interagir…

Legendas

A legenda de um post é o direcionamento da interpretação do receptor, aqui que fará com que aquele usuário interaja com o seu perfil, gerando muito mais engajamento e alcance para suas publicações, e, consequentemente,  muito mais visibilidade para a sua marca.

Para isso, você passará um tempinho pensando nas expressões e palavras mais adequadas para utilizar em suas legendas.

Seja objetivo! Evite textos muito longos,  tente passar a informação que você deseja de uma forma clara, porém esteja ciente que ninguém terá paciência de ler uma legenda que mais parece uma redação do ENEM.

Uma ótima estratégia para gerar engajamento em suas publicações será despertando a curiosidade do público que tem acesso àquela publicação, fazendo perguntas em suas legendas que levem aqueles que lerem a sua legenda a deixarem um comentário.

Sabe por quê?

Você estará iniciando um diálogo, e não há melhor forma de mexer com o outro do que levantando questionamentos.

Além de dar o sentimento de continuidade e interesse mútuo.

Fazendo isso, você também fará com que os algoritmos do Instagram entendam que aquele conteúdo foi relevante, fazendo com que suas postagens tenham um alcance cada vez maior.

Promoções e sorteios

Uma outra forma bastante eficiente de prender a atenção de seus seguidores e gerar engajamento, será realizando promoções, sorteios e concursos culturais no seu Instagram comercial para aqueles que te seguem.

Afinal, quem não gosta de receber presentes, não é mesmo!?

Um sorteio desencadeará um efeito viral, fazendo com que seus seguidores marquem amigos que, provavelmente, não conheciam a sua marca, aumentando a visibilidade da sua empresa e fazendo com que você alcance potenciais clientes.

Se você não sabe como elaborar essa estratégia, eu gostaria de sugerir um artigo que vai te mostrar como realizar um sorteio no Instagram, passo a passo, com as melhores ferramentas.

 

 

instagram comercial

E aí, está esperando o que para criar o seu perfil comercial no Instagram? 

Aproveita para me contar nos comentários o que você achou!

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Até a nossa próxima conversa! 🙂

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Geovana Moura

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