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geração de leads: ímã atraindo pessoas

Geração de leads: 5 Iscas que geram inúmeras conversões

Se você trabalha com marketing digital, com certeza já deve ter escutado sobre o poder das estratégias de geração de leads.

Mas, afinal, o que você sabe a respeito desse vasto universo?

Primeiramente, você precisa entender que geração de leads funciona como um processo em que as empresas buscam por mais informações sobre pessoas que possam se tornar clientes dos seus produtos ou serviços.

Logo, se falando em nomenclatura, ao se tratar de marketing digital, lead significa “cliente ideal”.

Geralmente, essas pessoas vieram por meio de listas de nomes, endereços, e-mails, telefones, etc.

Por isso, quando o assunto for geração de leads, é necessário que você saiba que diz respeito a algumas estratégias que serão utilizadas pelas marcas para converter leads em clientes fiéis.

Sendo assim, para que você entenda melhor e saiba exatamente como fazer o seu próprio planejamento, continue lendo este artigo e aprenda a gerar leads usando as melhores iscas.

Vamos lá?!

 

O que é um lead?

Basicamente, um lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa.

Ele é uma pessoa que forneceu informações de contato, como nome, email e telefone, em troca de algo que você ofereceu para ele através de alguma campanha.

Assim, podemos dizer que um lead é alguém que demonstrou certo interesse pelo seu negócio e que deseja saber mais sobre o que você é e o que pode fazer para sanar suas dores e desejos.

Veja abaixo onde o lead se encontra no funil de vendas e em qual processo ele está inserido:

geração de leads: funil de vendas

 

Por que pensar em geração de leads?

É notório como o processo de compra mudou nos últimos anos.

Por isso, empresas e comerciantes precisam buscar novos meios para alcançar público em meio a uma jornada cada vez maior.

Os grandes e pequenos negócios devem pensar mais em tudo o que está acontecendo nesse universo para conseguirem desenvolver estratégias de relacionamentos mais duradouros entre elas, clientes e futuros clientes (leads).

Não se deve focar apenas em meios que já não são mais tão eficazes, como a publicidade em massa.

Devido ao crescimento do mundo cibernético, as pessoas passaram a consumir mais informações, saindo de um estado de escassez de conteúdo para um estágio de abundância de informações por todos os lados.

E isso transformou toda a jornada do consumidor.

São tantas informações que, simplesmente, passamos a ignorar conteúdos que não nos interessam.

Hoje, os consumidores pesquisam, aprendem e decidem por conta própria e a persuasão de antes já não possui mais o mesmo efeito.

Por isso, separei 5 iscas digitais que te ajudarão a gerar mais leads.

 

  1. Geração de leads com: eBooks

A criação de ebooks é uma das estratégias mais usadas na geração de leads e é uma das que mais convertem.

É um tipo de conteúdo que funciona muito bem e que gera autoridade no que você está passando.

Ele permite que você se aprofunde em um determinado tema e mostre para o seu público que você tem propriedade no que está falando e, dessa forma, passará confiança para quem o lerá.

Você pode pegar conteúdos já existente, como cursos, webnários e posts de blogs, juntar e fazer o material rico no assunto que você domina.

Também é válido que você faça parcerias com outras empresas, pois dessa forma, o conteúdo poderá ficar ainda mais aprofundado e os esforços poderão ser divididos.

 

  1. Geração de leads com: Infográficos

Os infográficos fazem parte da lista dos materiais que geram mais valor para o seu público.

Eles são representações visuais dos conteúdos, onde se misturam textos e imagens, tornando-o dinâmico e atrativo.

Criar um infográfico pode parecer difícil no início, mas hoje em dia é um esforço que não exigirá mais um nível alto de técnicas em design e você pode fazer sem aqueles programas difíceis de serem encontrados.

Basta ter as informações certas e alinhadas e, claro, usar muito da sua criatividade para deixá-lo bonito e atrativo.

É possível disponibilizá-los gratuitamente através de um blog, e-mails e até mesmo dentro de um ebook.

Essa pode ser uma isca muito eficiente na geração de leads e na conversão deles em clientes fiéis.

 

  1. Geração de leads com: Webnários

Um webnário também é um formato bastante eficaz na geração de leads. Devido ao uso da voz e da imagem, este tipo de conteúdo acaba tendo aspectos mais pessoais, o que aproxima potenciais cliente para sua empresa.

Um ponto importante a ser destacado é que o webnário possui um custo baixo, pois basta ter um computador e um microfone bacana.

Claro que uma boa produção conta bastante, afinal, é a imagem da sua empresa. No entanto, a simplicidade não o fará perder a eficácia.

Vale ressaltar também que este conteúdo pode ser gravado ou ao vivo. Para os casos de webinarios ao vivo, existe a vantagem de que as pessoas terão um compromisso com você, pois elas deverão estar presentes no dia e no horário marcado por você.

Já no gravado, há o benefício de que ele ficará ali por tempo indeterminado gerando leads a todo momento.

 

  1. Geração de leads com: Kits

Os kits são um dos formatos de iscas que sempre têm uma boa aceitação do público, sejam eles em coletâneas de materiais diferentes sobre um mesmo assunto ou três conteúdos em formatos diferentes para um público.

Você pode pegar seus materiais existentes, que já foram lançados, e reuni-los como “Kit sobre CTA” ou “Kit sobre E-Commerce para iniciantes”.

Existem inúmeras possibilidades de combinação, sendo que o mais interessante está no custo de produção e no tempo gasto para fazer iscas neste formato.

Você pode criar uma landing page com todos os matérias prontos e lançá-los.

 

  1. Geração de leads com: Templates

Templates são modelos prontos que podem ser usados em qualquer contexto, seja como apresentações, planilhas, imagens, listas ou qualquer coisa que diminua o tempo gasto em um determinado trabalho.

Por conta da praticidade existente neste material, ele funciona muito bem como gerador de leads qualificados.

Por isso, é muito importante que você o produza com instruções de uso e de uma forma que seja autoexplicativo.

É muito comum vermos templates na internet, principalmente em páginas no Instagram e Twitter.

Sendo assim, separe os processos que você usa na sua empresa e que facilitam a sua vida e crie templates. Afinal, os seus leads podem ter as mesmas necessidades que você.

Essa é uma ótima forma de gerar autoridade e aumentar a confiança do seu público para com sua empresa.

 

DICA EXTRA

As iscas citadas acima ajudam bastante na geração de leads, contudo, você precisa potencializar seus resultados.

Por isso, lembre-se de que é preciso criar boas landing pages, que transmitirão segurança para os visitantes e que mostre que o conteúdo de fato vale a pena.

É importante lembrar também que você deve manter um relacionamento com o cliente em potencial, pois isso faz parte de um dos processos mais essenciais do Inbound Marketing.

 

E aí, aprendeu um pouco mais sobre geração de leads?

Espero que este artigo tenha sido útil para você e que ele tenha sanado suas dúvidas.

Me conta aqui nos comentários se você já usou alguma dessas iscas e se eu deixei de citar algo importante.

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Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo, redator e apaixonado pela cultura Pop.

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