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gatilhos mentais

Gatilhos Mentais: o que é e quais os tipos?

(SEI QUE ESTA PALAVRA-CHAVE É UMA DAS ÉPICAS, POR ISSO, TENHO QUE INSERIR MAIS INFORMAÇÕES NESTE ARTIGO. PORÉM, COMO HOJE TENHO QUE ESCREVER MAIS DOIS, VOU COMPLETÁ-LO DEPOIS.)

O nosso cérebro recebe estímulos o tempo todo que influenciam na tomada de decisões, isso é chamado de gatilhos mentais. Você já deve ter ouvido falar sobre, mas não sabe exatamente o que é ou como usá-los?

Não se preocupe, neste artigo vamos apresentar, de forma simplificada, para que possa entender e usar da melhor forma possível, assim suas vendas irão alavancar.

Porém, já adianto que não funciona você usar os gatilhos de forma avulsa com os leads ou clientes, precisa de um contexto, um momento-chave para que dê certo e você conquiste-o.

Por isso, entender como funciona e praticar é a melhor maneira para você virá um expert no assunto. Aqui, iremos apresentar a teoria, pois a prática é somente sua.

Portanto, continue por aqui e aproveite cada tópico!

 

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são decisões que tomamos quando estamos em “modo automático” para evitar que nosso cérebro.

Os gatilhos servem para influenciar as pessoas a tomarem decisões rápidas. Portanto, não há manipulação – ou, pelo menos, não deve haver.

É bastante útil para quem trabalha com vendas, pois, se entender como funcionam os gatilhos, você pode usá-lo para persuadir e influenciar seu lead ou cliente a comprar o que disser.

Mas precisa ficar atento aos momentos-chave que deverá usar esses gatilhos para que não passe despercebido e acabe não atingindo seu objetivo que é vender.

 

Para que faça boas vendas e acerte no uso dos gatilhos mentais, você precisa ter:

Atenção (Seu produto/marca é interessante);

Conexão (Somos iguais, temos os mesmos objetivos, as mesmas metas, as mesmas disposições. Deixe isso claro.);

Confiança (O cliente precisa confiar em você);

Diferenciação (Você é diferente dos outros, você não é qualquer um, deixar isso claro para o lead causa um grande impacto);

Vendas/Compra (Você é meu, eu quero assumir um compromisso com você, esquece todo mundo, pois eu quero você. Deixe isso subentendido.);

Merecimento (Ou eu mereço – Ou eu padeço, ou faz merecer, ou ficará para trás).

Além de ser estratégias que você deve prestar atenção, podem ser usadas também em frases de campanha para chamar a atenção do cliente ou potencial cliente.

 

Agora você precisa entender quais são os tipos de gatilhos mentais mais usados e alguns exemplos para usá-los.

Atalhos para o qual o cérebro é levado quando ativado por gatilhos:

Autovalorização, auto responsabilidade, atração (tudo que atrai as pessoas para nossa zona de engajamento), conexão, confiança, continuidade (verifique seus produtos com frequência), decisão, validação (validar sua ideia, seu produto, isso gera em compras).

 

Tipos de Gatilhos

Autoridade:

Como despertar: através de resultados, publicações, conteúdo anterior (se o conteúdo anterior for muito bom, irá ajudar, mas se for ruim, é bom tirar do ar), feitos.

Barganha/Troca: Alta “promoção” ligada ao valor. Colocar bônus após revelar o preço para gerar mais valor ao seu produto.

 

Comparação:

  • Qual a diferença do seu produto para o produto da empresa “tal”?
  • Por que devo comprar o seu produto e não o do outro?
  • Quais os serviços diferencias de sua empresa comparada a empresa “x”?
  • Seu valor é mais caro do que o da empresa “y”, tem algum bônus que valha a pena pagar pelo seu e não pelo dele?

Essas devem ser feitas para você com sua empresa ou com sua empresa para com o lead para que ele entenda, a partir da comparação, concluir de alguma forma que a sua empresa tem um diferencial das outras.

Mas realmente tenha um diferencial, pois, se o cliente parar para analisar e ver que o produto de outra empresa é melhor que o seu, você sai perdendo.

Então, tome muito cuidado ao usar este gatilho.

 

Contraste:

Fazer contraste com a situação atual e a prometida. Éramos assim e agora estamos assim. Há um contraste entre o passado e o futuro.

Mas reveja se há realmente um contraste, se seu negócio realmente mudou em algo. Ou, isso pode estar ligado diretamente a venda desta forma:

Ex.: “Nosso produto está em promoção, ele custava R$500,00 reais e agora está por R$300 reais apenas”.

O cliente irá perceber o contraste do valor, principalmente, se estiver dessa forma acima. O valor antigo em vermelho e com um risco, para descartar totalmente de sua mente e fixar apenas o novo valor, que está sem o “,00” para não dar volume e com uma cor mais serena.

Você pode testar consigo mesmo ou lembrar de alguma situação que foi em uma loja ou entrou em um site e percebeu esse contraste. Creio eu que você ficou com muita vontade de adquirir ao produto pelo promoção e se ele tinha algum valor agregado, você comprou logo para não perder a oportunidade, acertei?!

Portante, usar desse gatilho pode fazer grande diferença e gera muitas vendas.

 

Curiosidade:

Dispor de informações um pouco incompletas para gerar tráfego

“Olha só o que ele fez”.

“Você não vai acreditar no que ele fez”.

 

Escassez:

Atalho de decisão

Informando limitação

Precisa ser anunciada

Usar um contador com prazo muito curto

“O fechamento das vagas é de 7 dias, mas se terminar hoje mesmo, terei que encerrar as vagas antes da data prevista”.

 

Especificidade:

Vai gerar uma ideia de passar a informação do jeito que ela é. Isso torna você uma pessoa exata, uma pessoa  que tem autoridade para falar daquele assunto.

 

Expectativa:

Anunciando algo diferenciado para a audiência

Exemplo: “Fiquem ligados! Semana que vem teremos novidades…”

Obs.: expectativas não respondidas geram rejeição, então, fique atento a isso.

 

Garantia:

Exemplo: “Se em 6 meses você não tiver satisfeito, devolvemos seu dinheiro.”

Mas para inserir esse tipo de garantia você tem que saber o valor de seu produto. Confie no seu produto. Pois, pelo contrário, pode ter prejuízo. Nunca sabemos com quem estamos lidando na internet.

 

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais, quais os tipos e como usá-los, não perca a oportunidade de gerar mais vendas para seu negócio através dessas estratégias.

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah” E comenta aqui embaixo se você já usou alguma dessas estratégias sem saber que eram gatilhos mentais. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

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Misia Karoline

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