Digitaliza Negócios

Conheça tudo sobre Empreendedorismo Digital

Hoje em dia as pessoas tem pressa. Pressa em obter um retorno pelo seu investimento e reconhecimento pelo seu trabalho. Permanecer entre quatro paredes sem poder exibir seu conhecimento e ideias para o mundo em plena era digital não faz mais sentido para muitos. Por isso, o empreendedorismo digital tem crescido tanto.

Abrir um negócio online nunca foi tão prático, mantê-lo, já é outra história. Mas com boas estratégias de marketing as pessoas podem crescer bastante neste vasto campo digital que tem espaço para quem quer mudar o rumo da história e a vida de muitos outros com suas inovações, mesmo que seja com algum produto já existente, porém, se tiver um diferencial, já ganha o mercado.

Para começar a empreender você não precisa de muito dinheiro ou de uma grande equipe, apenas de boas estratégias. Não queira também começar do alto, um passo de cada vez é sempre mais seguro e foi assim que as grandes empresas conseguiram conquistar o espaço que tem hoje, como a grande startup Gerenciagram e a loja online Enjoei.

O empreendedorismo digital permite que muitos profissionais comecem com baixo custo em seus negócios, seja ele qual for. Porém, deve lembrar que sem um bom planejamento você pode não sair do lugar.

Planejar é o primeiro. Deve-se pensar em um curto e longo prazo para o seu negócio. Quanto irá gastar, em qual produto irá investir, seja produto físico ou serviço digital. Criar sua persona. Pensar em demonstrar segurança para que as pessoas comprem seu produto. Tudo deve ser pensado de forma detalhada e estratégica.

Se você pretende ter um negócio digital, mas não sabe por onde começar, neste artigo você irá encontrar dicas básicas, mas muito importantes que irão ajudar a expandir sua mente sobre o empreendedorismo digital.

Siga meus bons, empreendedores!

 

O que é empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital são empresários focados exclusivamente no comércio digital, e o e-commerce é um conjunto de comercio eletrônico usado para delinear empresas que criam produtos e serviços digitais que são comercializados, entregues e suportados totalmente online.

 

Onde se aplica

O empreendedorismo digital como o próprio nome já diz é digital, se aplica na internet. São negócios online e que residem somente nas plataformas digitais.

Podem até migrar, muitas vezes, do físico para o digital, como a Magazine Luiza, por exemplo, que é uma loja física e percebeu que poderia expandir seu negócio para digital.

Ou pode ocorrer o contrário, criou-se primeiro o negócio online, com pouco recurso, mas com uma boa estratégia cresceu e precisou de um ponto físico também.

A loja Varal de Sonhos, que começou seu negócio no Instagram, depois criou um site para poder organizar mais seus produtos e, hoje, tem um espaço físico em sua cidade local que fornecesse seus produtos para seus clientes locais e pela região que preferem comprar pessoalmente.

 

Quem faz uso

Um exemplo de serviço digital que deu certo é a Netflix.

No inicio comprava somente filmes, séries e documentários das emissoras para exibir em sua plataforma de streaming.

Hoje, depois de seu enorme sucesso e preço acessível para a maioria do público, produz seus próprios conteúdos de séries e filmes, possui mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo, sendo seu suporte totalmente digital e está presente em todas as redes sociais mais usadas, como Facebook, Instagram e Twitter.

O fundador do Peixe Urbano trabalhou no Vale do Cilicio e lá aprendeu muito, tanto que criou seu próprio negócio aqui no Brasil e é um dos startups de maior sucesso no país.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, sempre foi metódico e calculista, pensava mais em fortalecer sua marca no que necessariamente nos lucros. Foi uma boa jogada, pois só fez crescer ainda mais o nome da Amazon no mercado digital e hoje é uma referência para grandes outras startups e para grandes empreendedores que estão apenas começando no negócio.

 

Dicas para o sucesso

Como eu disse anteriormente, não precisa começar com muito ou em um alto nível no empreendedorismo digital. Com boas estratégias, pesquisas de mercado e sempre estar a frente nas inovações do serviço ou produto que irá oferecer já é um grande passo para o sucesso a curto ou longo prazo, depende do seu planejamento.

Vou apresentar a você algumas dicas para ser um empreendedor digital de sucesso:

  1. Estar sempre atualizado, seja com cursos online, ficar de olho no mercado, participar de webinars. Enfim, tudo que for te ajudar a ser um especialista no assunto.
  2. Conteúdos de qualidade podem contribuir para sua autoridade como empreendedor e quebrar barreiras para qualificar ainda mais seus leads. Crie conteúdos ricos e gratuitos.
  3. Regularize seu empreendimento digital ter um negócio online é coisa séria, você precisa ficar por dentro de todas as leis digitais, mas não se preocupe, é tudo muito simples.
  4. Tenha parceiros em seu negócio, você pode até trabalhar sozinho em sua empresa, mas sempre irá precisar de fornecedores, parceiros e uma equipe por fora que irá te ajudar de alguma forma e dando aquele suporte que precisa. Então, tenha um bom relacionamento com cada um.
  5. Participe de eventos, além de ser enriquecedor para você é um momento que fornece uma boa network. Aquele contato com um futuro fornecedor, parceiro ou até mesmo clientes, que costumam dar ótimos feedbacks.
  6. Redes sociais é um ótimo lugar para uma divulgação mais barata e eficaz para o seu negócio, use e abuse dessas plataformas.
  7. Aprenda com seus concorrentes, pois você tem muito que aprender, mesmo que ache que já sabe tudo, mas sabemos que não é bem assim. Todos nós precisamos sempre nos atualizar. Inspire-se nos outros empreendedores e inove.
  8. Faça o que gosta, é comprovado que quando fazemos o que gostamos, somos mais produtivos e felizes. Empreendedorismo digital é um negócio sério, mas não precisa ser feito de uma forma maçante, você pode torna-lo divertido e agradável.
  9. Ponha em prática suas ideias e objetivos. Ficar somente no papel não fará com que seu negócio saia do lugar. Dê o primeiro passo, arrisque-se. Se planejar, repito, com boas estratégias, tudo irá fluir.
  10. Métricas, isso mesmo, fique de olho nelas, pois irão te ajudar bastante nessa caminhada. Se parar para observar seus resultados irá perceber onde está acertando e onde precisa corrigir para melhorar cada vez mais.

 

Empreendedorismo Digital x Tradicional

Você precisa conhecer seu público e saber qual negócio deseja aplicar no mercado digital, pois nem todos estão dispostos a comprar tudo online.

Por exemplo, quem está acostumado ou só gostam de comprar jornais impressos e livros em lojas físicas, dificilmente serão seus clientes. Mas nem tudo está perdido, você pode criar uma boa estratégia para atraí-los para seu negócio e mostrar que comprando em online, sem precisar sair de casa ou de onde estiver no momento, é mais vantajoso.

Mas, realmente, tem coisas que sempre permanecerão no tradicional, mostra que tem espaço para todos. E, até mesmo, o tradicional migra para o digital sem precisar se desligar do físico, assim como ocorre o inverso.

Amazon GO é um exemplo de empreendedorismo digital que transcendeu a internet para o mundo real e, agora é o tradicional com um toque futurístico. Como você pode acompanhar através deste vídeo:

 

Mas, a Amazon é um projeto internacional, não está tão próximo a nós, por isso, eu fiz uma pequena pesquisa para mostrar a vocês este exemplo de empreendedorismo aqui no Brasil e encontrei a Zaitt.

Zaitt é uma loja de conveniência autônoma, localizada na cidade de Vitória, Espírito Santo, na Praia do Canto.

Foi pensando no futuro e na praticidade que ela foi criada e bem planejada. Para poder entrar na loja, basta baixar o aplicativo, se cadastrar e depois passar o código do aplicativo em um leitor que tem ao lado da porta, você pode verificar mais um pouco sobre neste vídeo:

 

Este tipo de loja autônoma é a mistura do on-line com off-line que o Conrado Adolpho gosta de chamar de “Onffline”. Ao mesmo tempo em que está conectado por conta do aplicativo, você está desconectado por está comprando em uma loja física.

O futuro é digital, mas o tradicional está sempre se reinventando e adaptando-se.

Como é o caso das lojas físicas que aproveitaram a oportunidade da tecnologia, um exemplo disto, é a Walmart. Por saber que tem um determinado público em suas lojas físicas e que tem outro público em sua loja virtual, utiliza de estratégias para atrair ambos.

Um exemplo disto são os valores dos produtos vendidos pelo site são diferentes dos valores em loja física, por serem mais em conta no site e sempre divulgar promoção. Buscando, assim, atrair o público tradicional para o mundo virtual.

 

Agora que você sabe o que é empreendedorismo digital, que tal agora aplicá-lo em seu negócio? Fica aí a dica!

Espero que tenha gostado desse artigo e aproveita que está aqui e deixa sua avaliação. Não vale menos que 5 estrelas ein rsrs

Ah! E não esquece comentar aqui embaixo se seu negócio já digital, qual dica você tem a dar para quem está iniciando ainda?

Até breve! =D

 

 

Avalie este artigo
[Total: 0 Média: 0]

Misia Karoline

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: