Digitaliza Negócios
converter leads em clientes

Como seria o mundo se as empresas não soubessem como converter leads em clientes?

Já imaginou como seria o mundo se as empresas não soubessem como converter leads em clientes?

Claro que manter e reter os clientes é necessário e, geralmente, é até mais fácil. Porém, não se pode ficar apenas nessa estratégia.

Se você deseja converter leads em clientes, não pode deixar as estratégias do Marketing Digital de lado, pois ambas andam juntas.

É importante buscar novos clientes e quando possui uma lista de leads, você praticamente tem a obrigação de transformá-los em potencias clientes.

Ou você não deseja aumentar o lucro de seu negócio? Pois bem!

Neste artigo iremos apresentar a você algumas estratégias para que você possa aplicar em sua empresa e converter leads em clientes.

Continue comigo e aproveite!

 

O que é Lead?

Para lhe explicar de forma bem prática o que é Lead, vou dar um exemplo bem rápido e simples.

Quando você entra em um site e aparece uma tela para você inserir seu nome e e-mail – geralmente, só pedem esses dois. Aquilo é chamado de Popup ou Landing Page que são estratégias para captar Leads.

Então, basicamente, o que seria Lead? Lead são os e-mails captados de alguma forma para compor uma lista para a empresa/blog ter uma base de pessoas que se interessaram pelo seu conteúdo ou serviço.

A partir dessa lista, pode-se entrar em contato com esses Leads – por e-mail, telefone, mensagem, oferecendo produtos, serviços ou conteúdos para que esses Leads retornem ao site com a intensão de comprar.

Porém, lembrando sempre da estratégia do Inbound Marketing – entrar em contato sem intenção de vender logo de início –, pois as pessoas podem se assustar ou acharem um incomodo e não retornarem mais.

É preciso, primeiramente, apresentar o diferencial de seu serviço com estratégias de copywriting, por exemplo. Persuasão é tudo hoje em dia!

Agora que você já sabe o que é Lead, podemos falar agora como converter Leads em clientes, certo?!

 

Porque transformar leads em clientes?

Parece uma pergunta muito simples de se responder e é. Mas tem pessoas que enxergam de outra forma. Acham que quanto mais leads captar, mais lucro terá.

Porém, não é bem assim. Nem sempre você consegue converter todos. Por isso, precisa conhecer em que etapa do funil estão esses leads, pois é aí que a diferença acontece.

Para cada etapa do funil existe uma estratégia. Você não usará o mesmo método de um lead no topo do funil para um lead que está no meio do funil.

Portanto, é necessário entender em que etapa do funil de vendas cada um está e usar estratégias especificas fará com que seu método de conversão de leads para clientes seja mais eficaz.

E, claro, a resposta no final, do porque transformar leads em clientes, será a mesma para todos: transformar leads em clientes para gerar lucro para a empresa.

Porém, entender o processo e executá-lo da melhor forma do início, meio e fim é que fará a diferença. Então, como convertê-los? No próximo tópico veremos a resposta.

 

Passo a passo para converter Leads em clientes

Você precisa usar a técnica da pirâmide invertida, chamada de Funil de Vendas, para ter uma base de como fazer o passo a passo da estratégia de converter leads em clientes.

converter leads em clientes

Visitante:

Chegou uma pessoa em seu site, você não sabe quem é, mas a pessoa parece interessada em seu produto ou serviço só em estar ali.

Então, chega a parte da conversão em Lead, pois você não pode deixar a pessoa ir embora sem pegar um contato da mesma, certo?!

Lead:

Essa etapa é onde você consegue identificar o visitante através de um pop-up, formulário, teste gratuito, e-book – que transfere o visitante para uma landing page onde irá coletar os dados do mesmo.

Portanto, nem que o visitante te mande um e-mail com o nome dele, mas você precisa de alguma identificação dessa pessoa que entrou em seu site ou blog.

Isso é o que chamamos de conversão de lead. Depois que esse visitante virou um lead, iremos para outra etapa.

Oportunidades:

Mande um e-mail de boas-vindas, mas não ofereça logo de início algum produto ou demonstre interesse em vender. Estratégias de Inbound Marketing nesse momento é o mais propício para não assustar seu lead.

Ofereça algum brinde, e-book exclusivo, acesso grátis a algum curso, desconto. Enfim, você tem inúmeras possibilidades para cativar seu lead.

Depois que esquentá-lo com seus e-mails e analisar que o mesmo está interessado em seu produto ou serviço, você pode, finalmente, ofertar algo.

Ou, pode ocorrer do lead adquirir algum produto seu antes mesmo de você ofertar algo. Isso se chama confiança. Se você conquistar a confiança de seu lead, você está no caminho certo.

A próxima etapa é o “gran finale” – porém, mesmo que seja um excelente final, não acaba por aqui, será apenas a conclusão do primeiro ciclo de muitos que virão.

Cliente:

A conversão de lead em cliente se dá quando o mesmo adquire algum produto ou serviço, como eu já informei anteriormente. Essa é a última etapa, mas você não pode abandoná-lo depois que o mesmo realizou a compra.

Continue ofertando, mandando e-mails, agora os e-mails serão diferentes do primeiro. Antes era para convertê-lo, depois que o mesmo virou cliente, você tem que mantê-lo por perto para não esfriar a comunicação e você perdê-lo para concorrência.

Por isso, eu digo que é mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. Mas, para isso, você precisa estar sempre por perto, mostrando que pensa nele sempre. Como em um relacionamento mesmo.

Para não esquecer, vamos a última parte, mas não menos importante, que são as vendas.

Vendas:

Essa etapa é basicamente o que informei no tópico anterior, você precisa mostrar que está presente, ofertar, mandar e-mails de descontos, publicar nas redes sociais, montar uma campanha especial.

Uma dica importante é conhecer seu público, saber se é um público mais velho, mais jovem, mais antenado nas redes sociais ou se usa mais o e-mail.

Até porque, você precisa saber se onde está interagindo com eles está dando retorno ou não. Pois, não adianta manda inúmeros e-mails legais e o seu lead ou cliente ao menos visualiza, entende?

Portante, até para vender mais, você precisa saber em quais plataformas seus clientes estão presentes para ofertar mais e obter um maior retorno.

 

Deseja saber mais sobre Funil de Vendas e como vender mais pelo Instagram? Neste vídeo a Jeisy explica tudo para você:

 

Agora que você já sabe como converter leads em clientes, não irá perder a oportunidade de vender mais, certo?!

Espero que tenha gostado desse artigo e aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você acha que converter leads está mais ligado a quantidade ou a qualidade? Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

 

 

 

Avalie este artigo
[Total: 1 Média: 5]

Misia Karoline

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: