Digitaliza Negócios
ações de endomarketing

Ações de endomarketing: Dicas incríveis para melhorar o ambiente de trabalho!

Se você é empregador ou, até mesmo, funcionário, precisa conhecer e entender sobre as ações de endomakerting que devem ser aplicadas dentro da empresa para um melhor funcionamento da instituição.

Ações de endomarketing não é uma estratégia de marketing interno apenas para melhores salários, mas sim, uma melhor condição de trabalho no geral para o funcionário.

Quando o funcionário se sente feliz e confortável em seu ambiente de trabalho, tudo flui bem e seu serviço pode ser entregue mais rápido e bem melhor do que se ele estivesse infeliz dentro da instituição.

Além de reter os talentos, o que é ótimo para a empresa que manterá somente os bons funcionários e, pode até descobrir novos talentos com as ações de endomarketing implementadas e, assim, gerar mais lucro para a organização.

Neste artigo iremos falar quais são as ações de endomarketing e como implementar dentro de seu negócio e, com isso, obter melhores resultados a partir da satisfação interna.

Continue por aqui e aproveite!

 

O que é endomarketing?

O marketing sempre foi sinônimo de estratégias focadas em clientes finais e buscar engajar decisões de compra e fidelidade. Mas isso mudou e é cada vez mais comum ver empresas implementando marketing com foco interno.

O marketing interno baseia-se na ideia de que as atitudes dos clientes em relação a uma empresa não se constituem apenas no produto ou nos serviços, mas na experiência geral que têm com a empresa.

O objetivo é melhorar o engajamento dos funcionários, aumentar o alcance geral da marca e também que os funcionários agora possam agregar valor aos clientes em potencial, pois acreditam e entendem os objetivos e a visão da empresa.

O melhor exemplo disso é o Endomarketing que, em termos gerais, é um grupo de estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno de uma instituição, especialmente com seus funcionários. Seu objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados.

O endomarketing é a promoção dos objetivos, missão, produtos e serviços de uma empresa para seus próprios colaboradores especialmente. É a sua empresa que comercializa seus produtos, serviços e marca para seus próprios funcionários. Onde, em vez de “vender” ao público ou consumidores em potencial, sua empresa vende para seus funcionários.

 

Quem aplica o endomarketing na empresa?

Tradicionalmente, os esforços de marketing interno serão liderados por pessoas de RH, mas para levar o marketing interno um passo adiante, as iniciativas dos líderes de marketing serão essenciais para o sucesso e, é claro, para o crescimento da marca também.

 

Vantagens de aplicar as ações de endomarketing na empresa

Uma empresa que deseja ser bem-sucedida precisa aplicar as ações de endomarketing, pois, assim estará beneficiando todas as áreas dentro da instituição.

Podemos observar algumas vantagens ao usar dessa estratégia dentro da empresa:

  • Aumenta a fidelidade dos funcionários;
  • Reduz a rotatividade de trabalhadores;
  • Melhora a motivação interna;
  • Melhora a qualidade de vida no trabalho;
  • Melhora o clima organizacional.

 

Como você pode implementar as ações de endomarketing em sua empresa?

Nem sempre é fácil criar uma atividade de endomarketing, e é por isso que muitas pessoas procuram ajuda de especialistas nessa área. No entanto, existem alguns passos que podem ser dados para facilitar este processo. Confira:

 

Conheça seus funcionários

Primeiro, é importante conhecer os funcionários atuais da sua empresa. Tente entender suas necessidades. Converse com eles e preste atenção às principais queixas. Dessa forma, você poderá criar uma estratégia criativa que oferecerá resultados reais para sua organização.

 

Defina os principais objetivos

Como tudo na vida, a estratégia de endomarketing deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente.

Dessa forma, será mais fácil conduzir a criatividade e alcançar seus objetivos. Estes são os principais objetivos que podemos destacar:

  • Motive os funcionários a obter melhores resultados;
  • Estabeleça a lealdade do funcionário;
  • Aumente a união da equipe;
  • Melhore o processo de comunicação interna;
  • Torne-os conscientes da determinação necessária.

 

Planeje suas ações

Este passo é o momento em que você estrutura o plano que orientará toda a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder três perguntas principais:

O que será feito? Por que será feito? E como isso será feito? Dê uma olhada em algumas ferramentas que você pode usar:

  • Realizando campanhas para conscientização;
  • Oferecendo incentivos (bônus, comissões, viagens, etc.);
  • Implementação de novos canais de comunicação (TV corporativa, software especializado, intranet, chat, e-mail, fóruns, etc.).

 

Alinhar mensagens de marketing e fornecer sessões de treinamento / fóruns

Depois de coletar informações, você pode alinhar melhor as mensagens de marketing da empresa e colocar todos na mesma página.

Claro, você quer que os funcionários tenham um toque pessoal quando se trata de como eles falam sobre a empresa, mas todos eles devem ter uma perspectiva semelhante sobre o produto / serviço.

É também aqui que devem ser criadas sessões de treinamento e fóruns abertos, onde os funcionários podem sugerir ideias, fazer perguntas e fornecer críticas seguras.

Ao realizar essas sessões, abre a confiança e o diálogo entre a força de trabalho. Além disso, permite que os líderes de sua empresa compartilhem materiais e incentivem todos a se envolverem em nome da marca.

 

Depois que tudo for posto em prática, continue trabalhando

Mesmo depois de ter implementado uma estratégia formal de marketing interno, boa cultura de trabalho, funcionários na mesma sintonia e envolvimento online com a empresa, você ainda precisa estar aberto ao feedback e trabalhando para melhorar as estratégias.

Continuar a fornecer treinamento ou reuniões para discussões abertas, ajustar processos se algo for quebrado ou o feedback negativo continuar, manter os funcionários constantemente informados sobre o que está acontecendo e levar seus pensamentos a sério.

Reavalie quantas vezes for necessário, seu trabalho nunca deve ser muito confortável, pois é quando os erros ou melhorias óbvias são perdidos.

 

Acompanhe e meça os resultados

Por fim, é importante acompanhar os resultados alcançados. É por isso que você precisa estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho.

Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Veja alguns indicadores principais:

  • Nível de produtividade;
  • Nível de satisfação do funcionário;
  • Taxa de absenteísmo (ausência);
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Quantidade de desperdício de material.

 

Ao aplicar essas dicas, você poderá projetar sua estratégia de marketing interna (ações de endomarketing) e obter ótimos resultados, mantendo seus funcionários felizes e motivados.

 

Agora que você já sabe como as ações de endomarketing são implementadas, já pode aplicar em sua empresa e melhorar o ambiente de trabalho.

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo, seja você funcionário ou empregador, se não é bem melhor quando toda a corporação está em sintonia e trabalhando em um ambiente confortável? Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

Avalie este artigo
[Total: 0 Média: 0]

Misia Karoline

Inserir comentário

Ative o modo
noturno:

Escolha a fonte mais
confortável para você: